Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Os prós e contras das Olimpíadas no Brasil.

Todos sabem que o Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas e Paraolimpíadas em 2016, mas qual serão os benefícios e malefícios para o país ao receber esses eventos?

O lado positivo

O turismo certamente irá crescer, a espera é de que os jogos aumentem o número de turistas em 15% no ano anterior à Olímpiada. A média de crescimento do turismo é de 1% a 2% ao ano.

O investimento em esportes aumenta em todo o Brasil, e com investimento na preparação dos atletas para representar o país. Melhorando o esporte, a qualidade de vida de muita gente pode melhorar, com mudanças na saúde e na educação de toda uma geração.

A economia de um país melhora e muito com uma Olímpiada. De acordo com estudo da FIA, serão investidos 30 bilhões de reais na economia em obras e na organização da economia. A previsão é de que o impacto na economia gere retorno de até 102 bilhões de reais, até 2027. Isso gera reflexos para a construção civil, informática, comunicação, setor de serviços e transportes.

Milhares de empregos vão ser criados, alguns vários temporários, outros vários que vão ficar pra sempre. A previsão é de que por causa dos Jogos possam ser criados 120 mil empregos por ano daqui até 2016 e mais 130 mil por ano nos dez anos seguintes.

O lado negativo

Primeiramente a corrupção, pois o Brasil não tem um histórico público dos mais honestos, assim fica fácil associar qualquer gasto de dinheiro público com corrupção. Os jogos Pan-Americanos por exemplo, a previsão de gastos era de 95 milhões de reais, mas no total foram gastos 1,8 bilhões de reais e até hoje existem denúncias de superfaturamento,irregularidade em licitações, equipamentos comprados sem necessidade e vários outros itens ainda não resolvidos.

Outro lado negativo é o famoso “jeitinho brasileiro” em que o país terá muitas dificuldades para conseguir concluir toda a infra-estrutura dentro do prazo determinado.

Ainda há os outros problemas como saúde, educação, moradia, pobreza, transporte... E em vez de investirmos nessa áreas, investiremos em estádios e arenas milionárias?





Texto solicitado pela Profª. Mariza.
Produzido por Matheus e Yuri

18 comentários:

  1. Muitos responsáveis pelo evento deveriam ler o que foi escrito. Fiquei orgulhosa de vocês. Pontuaram e ganham beijos

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito no meu trabalho! Obg!!!! <3

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito no meu trabalho! Obg!!!! <3

    ResponderExcluir
  4. exelente texto
    realmente é um assunto para se debater

    ResponderExcluir
  5. euviesibloguinuvidioduvenumkistremipuqueeliefodahefodahirezendeextremiboladu#venumlecal

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito, agradeço a quem postou esse texto maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou muito, agradeço a quem postou esse texto maravilhoso

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muito, agradeço a quem postou esse texto maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Obrigada era esse assunto mesmo que eu estava procurando!!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada era esse assunto mesmo que eu estava procurando!!!!

    ResponderExcluir
  11. Vlw pelo texto♡
    Se inscrevam la no canal:
    Maria ClaraBr
    Ajudem a Chegar aos 500subs
    Agradeço e noizesl

    ResponderExcluir
  12. Me ajundou muito no meu trabalho
    Vlw ♡

    ResponderExcluir
  13. Obgd isso me ajudou muito em meu trabalho sobre as olimpíadas, vc tem orgulho dos seus alunos e com razão, parabéns !!!

    ResponderExcluir