Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aquecimento global

Todos os dias podemos acompanhar na televisão, as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadoras como tem ocorrido nos últimos anos.
            Este efeito ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente pela queima de combustíveis (gasolina, diesel, etc) na atmosfera. Estes formão uma camada agravando o famoso efeito estufa.
             O desmatamento, a queimada de florestas e matas e recentemente vem se falando muito dos dejetos de bovinos que também colabora com esse efeito, verifica – se  algumas conseqüências:
Ø      Aumento do nível dos oceanos: ao aumentar o nível da água dos oceanos, as cidades litorâneas podem ficar em baixo d’água  (já existem praias no litoral nordestino que sumiram).
Ø      Crescimento e surgimento de deserto: somado ao desmatamento que vem ocorrendo (principalmente em florestas do Brasil e paises africanos) a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desertas do planeta terra.
Ø      Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, ocorrendo mais estes tipos de catástrofes.
Ø      Ondas de calor: no verão, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando ate mesmo mortes de idosos e crianças.
Para ocorrer a redução de poluentes que aumentam o efeito estufa foi criado o protocolo de Kyoto. O pais que mais emite poluente no mundo é o Estados unidos e ele não aceito o acordo pois afirmou que prejudicaria o desenvolvimento industrial do pais.
O ensinamento mais importante que devemos passar para nossas crianças é a preservação do meio ambiente, a reciclagem dos lixos de sua residência e a economia de água e energia elétrica, pois do jeito que anda as coisas são eles os mais prejudicados num futuro bem próximo.


Texto solicitado pela profª Mariza.
Produzido por Thatiani.

2 comentários: